Estamos vivendo em uma sociedade totalmente globalizada, a tecnologia esta avançando cada vez mais e os descobrimentos que se faz dia a dia são realmente surpreendentes. Sem dúvida que este boom tecnológico que se esta desenvolvendo desde a década dos 90 aproximadamente hoje afeta todos os diferentes aspeitos da vida. Por exemplo, graças a este boom tecnológico, se pode ver um cambio realmente radical em os médios de comunicação. Hoje qualquer empresário pode realizar na manhã uma reunião com clientes de Estados Unidos, à tarde consultar pela compra da matéria prima em Japão, e à noite fechar um negócio com clientes em qualquer parte da Europa, e tudo o que, mesmo sem sair de seu escritório.

Sem dúvida que a tecnologia tornou-se um desenvolvimento que ninguém poderia ter imaginado tempo atrás. Outro exemplo claro pode ser também ao nível social, onde usamos uma ferramenta tecnológica, que embora tenha mais de 30 anos, o boom da tecnologia fez um grande avance que podemos observar hoje. Estamos falando dos cartões, tanto de crédito como de débito. Os cartões são ferramentas, geralmente plásticas, embora também hoje possam existir cartões virtuais. Estes cartões tem uma serie de números com sua respectiva chave para poder identificar a cada cliente. Sem dúvida que hoje qualquer pessoa conta com um cartão, e embora fossem criados até mais de 70 anos, a tecnologia fiz a globalização desta ferramenta para que hoje seja a ferramenta básica para qualquer pessoa em sua vida diária. Todas as instituições financeiras oferecem diferentes tipos de cartões para todo tipo de pessoa dependendo das necessidades de cada cliente, mas em geral, existem tão só dois tipos de cartões, os cartões de crédito e os cartões de débito, e se você se pregunta qual é a diferencia entre um cartão de crédito e débito, precisamente isso vamos a explicar em este artigo.

Todos os bancos oferecem muitos tipos de cartões, para todo tipo de pessoa, desde pequenos até grandes empresários, cartões gold, premium ou platinum, e de diferentes bandeiras, como pode ser Visa, MasterCard, American Express, entre muitas outras. Existem centenas de diferentes cartões, mas qual é a diferença entre crédito e débito? É fácil de responder.

Por um lado estão os cartões de crédito, que em realidade são empréstimos de dinheiro que o banco faz, ou seja, é dinheiro que não nos pertence, e que ao momento de fazer uma compra ou utilizar este dinheiro para qualquer coisa, em realidade é um dinheiro que nós vamos a dever-lhe ao banco, e que ao mesmo tempo, o banco nós cobrará uma taxa de juro dependendo da quantidade de parcelas em que realizemos a compra.

Por outro lado, estão os cartões de débito, que nos são outorgadas com nossa caderneta de poupança, e que unicamente poderemos utilizar o dinheiro que tenhamos em essa conta, ou seja, em todo momento vamos a utilizar nosso dinheiro e esse vai a ser nosso limite para qualquer compra. Com um cartão de débito, ao não ser dinheiro do banco, poderemos comprar sem ter a preocupação dos juros, e sempre estaremos gastando nosso dinheiro.

Esta a principalmente a diferença de um cartão de crédito e de um de débito, agora se você esta pensando em obter algum tipo de cartão, sem dúvida que o mais recomendável é analisar todas as possibilidades que nos oferece o mercado, para obter o cartão que mais benefícios outorga dependendo de nosso perfil como cliente.