Todo empresário quer o progresso, para ser um líder de mercado. Muitas vezes você faz as coisas direito, mas a competição termina eliminando-nos. Desde o boom da tecnologia, as novas técnicas de informação e da globalização em que vivemos, é cada vez mais difícil manter uma empresa de forma competitiva. Isso porque não só têm de competir contra as empresas nacionais, mas também contra as empresas internacionais, que muitas vezes tem os preços tão baixos que é impossível liderar o mercado. A coisa mais importante é saber que a mudança está acontecendo agora, e não podemos evita-la. A maioria das empresas da geração anterior (geralmente empresas familiares) falhou em passar esse cambio no mercado, apesar de que em seu momento foram líderes, agora não existem mais por não ter tomado as decisões corretas. É necessária a renovação de nossa empresa todos os dias, não só pensando no mercado interno, mas também sempre procurando internacionalmente. Devemos encorajar-nos a investir em nossa empresa, mas não vamos a conseguir as ganancias realmente esperadas. Se tivermos a oportunidade de conseguir um novo cliente, mas para isso temos de comprar uma máquina nova ou obter uma melhor matéria-prima, ou até mesmo abrir uma nova seção na empresa, não devemos hesitar em fazê-lo. Se não investir nunca vai ganhar.

Ao momento de investir precisamos de um dinheiro extra, que muitas vezes não temos. Portanto, hoje cada vez mais são os bancos e as instituições financeiras que decidem prestará serviços de empréstimo de dinheiro cada vez mais acessíveis e com um maior financiamento. De modo geral, os bancos oferecem empréstimos com taxas de juros mais baixas, mas com um atraso maior devido a seus problemas burocráticos, mas por outro lado, as instituições financeiras oferecem empréstimos muito mais rápidos em até 24 horas, e com bom financiamento. O importante é encontrar um empréstimo de acordo com nossas necessidades. Especificando em tipos de empréstimos, o mais usado hoje são as linhas de crédito, devido a sua acessibilidade rápida e, principalmente, que a taxa de juro que pagamos é sobre unicamente o dinheiro que usamos.

Um dois principais bancos que oferecem este serviço é o banco Caixa Econômica Federal. Caixa oferece linhas de crédito para empresários com os menores requisitos. Unicamente é necessário apresentar uma comprovante de renda e um documento de identidade, e de esta forma recebera uma conta corrente e um cadastro sem cobrança de tarifa durante um ano. Na conta corrente tem um limite acorde ao comprovante de renda apresentado, mais pode ser um limite de até 50000 reais (sempre dependendo de o comprovante de renda), com uma taxa de juro de 2,72 % ao mês. O principal beneficia é que a taxa de juro é cobrada só sobre o dinheiro que utilizemos.

Outro banco que oferece linhas de crédito de primeira qualidade é o Banco do Brasil. Este banco oferece linhas de crédito de uma forma mais rápida, há que uma vez apresentado os requisitos recebera sua conta corrente em apenas 72 horas, com um limite de crédito de como mínimo 5000 reais e o limite máximo dependendo de o comprovante de renda apresentado. A taxa de juro de o Banco do Brasil é de 2,87 % ao mês, mais com a linha de crédito também recebera um cartão de crédito com muitos benefícios, como por exemplo, 1000 reais cada mês com um financiamento em 6 meses e uma taxa de juro realmente baixa.

Existem muitos bancos que oferecem o serviço de linhas de crédito, mais sem dúvida estes bancos são os mais utilizados em todo o país. O mais importante é que olhemos o serviço mais acorde com nossas necessidades, e que uma vez realizado todo o tramite devemos estar realmente satisfeitos.