Todos os dias as pessoas tem a obrigação de fazer face às despesas. Para muitas pessoas isso é realmente muito difícil devido ao momento econômico complexo que vivemos ao nível mundial. Todas as pessoas querem poder cumprir seus sonhos, como o sonho da casa própria, o sonho do carro novo, ou a possibilidade de realizar alguma viajem, entre muito outros. Para a maioria das pessoas todos estes sonhos são realmente impossíveis de fazer, porque o dinheiro nunca é suficiente. Em este mundo globalizado, as pessoas inteligentes e que sabem onde fazer os investimentos são as que conseguem as maiores ganancias. Em o mundo globalizado em que vivemos, qualquer pessoa tem ao alcance de sua mão as ferramentas necessárias para realizar qualquer investimento, e graças a estas ferramentas, podemos reduzir ao máximo todos os riscos que representam realizar qualquer investimento. Não devemos ter medo a este risco, o que devemos fazer é analisar todas as opções que nos brinda o mercado para saber escolher a melhor. Ao momento de pensar de onde vamos a conseguir o dinheiro extra para realizar nosso sonho ou poder realizar o investimento que queiramos, devemos pensar em as fontes de financiamento de terceiros, que podem ser tanto bancos como instituições financeiras. Os bancos em geral oferecem empréstimos com taxas de juros muito mais baixas, e por outro lado, as instituições financeiras oferecem empréstimos de uma forma muito mais rápida devido a os menores problemas burocráticos que tem.

Devemos olhar o serviço que seja acorde as nossas necessidades, estudando, por exemplo, qual é a opção mais rápida, o qual é a opção mais barata, ou qual é a que tem o maior financiamento, etc. Para facilitar este trabalho, todos os bancos estão oferecendo em suas páginas web uma ferramenta muito útil que é para simular o empréstimo de acordo a as necessidades que o cliente tenha. Na página oficial de qualquer banco podemos encontrar-nos com uma ferramenta nominada simulador de empréstimos bancário, onde nos informará de todo o que necessitamos saber com respeito ao empréstimo solicitado. Por exemplo, ingressando na página oficial de Caixa, devemos escolher o empréstimo que desejamos obter, por exemplo, um empréstimo pessoal. Depois disso, podemos utilizar a opção de simulador de empréstimo bancário onde devemos colocar o monto que queiramos obter, a quantidade de parcelas em que queremos realizar o financiamento, a cidade onde moramos, e por último um número de contato ou e-mail pessoal para que podassem receber um melhor assessoramento com respeito a este tipo de empréstimo. Uma vez colocada toda nossa informação, poderemos ver o valor de cada parcela, com a taxa de juro de cada mês ou de cada ano, e também o CET (Custo efetivo total), ou seja, o custo final que tem o empréstimo.

Esta ferramenta sem dúvida que é a mais utilizada por todos os clientes antes de realizar qualquer empréstimo, porque nos permite poder comparar os diferentes serviços que oferece cada banco sem a necessidade de ir a as lojas de cada banco. O realmente importante é que os bancos dão a informação certa de seus serviços, porque foi muito comum em alguns casos em que em suas páginas web podíamos ver que um empréstimo tenha uma determinada taxa de juro, e quando queríamos obter esse empréstimo em realidade isso não era certo. O simulador de empréstimos bancários é uma ferramenta muito útil, pero deve ser oferecida de uma forma realmente seria e responsável.