Cresce entre os brasileiros esta opção de credito, o empréstimo com Garantia de Imóvel, com juros menores e regras rígidas de segurança, esta modalidade é indicada para quem precisa de dinheiro para comprar um segundo imóvel,pagar estudo como MBA, ampliar um empreendimento, reformar o imóvel que já possui quitar uma divida cara, entre outros fins. Com juros menores que o consignado esta modalidade de empréstimo tem ganhado lugar de destaque na carteira das instituições que oferecem produtos.

Empréstimo com Garantia de Imóvel é uma modalidade de empréstimo onde o cliente utiliza um imóvel próprio como garantia, algumas instituições aceitam imóveis de terceiro como garantia, desde que este não seja seu único imóvel de residência. Este tipo de empréstimo possui algumas características particulares, por exemplo: não possui limite mínimo e o valor máximo varia entre 50% e 80% do valor avaliado no imóvel, neste tipo de operação o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) será acrescido nas parcelas, uma opção oferecida por alguns bancos ou pago no ato da assinatura do contrato, o imóvel deve estar quitado e no nome do cliente, esta operação é efetuada somente apos uma rigorosa analise de credito. Para este tipo de empréstimo o cliente deve apresentar na instituição financeira onde o empréstimo esta sendo solicitado uma extensa lista de documentos, que vão desde os mais simples como Carteira de Identidade, até Escritura Definitiva do imóvel, nesse caso o cliente deve apresentar um avalista e documentos do mesmo também serão pedido. O imóvel usado como garantia pode ser um imóvel rural, imóvel urbano, imóvel comercial e alguns bancos aceitam até mesmo terreno.

Para emprestimo com Garantia de Imovela instituição exige documentos do cliente, imóvel e do avalista. Porem para dar inicio ao processo de solicitação do credito, os requisitos pessoais são basicamente os mesmo que de outras linhas de credito, idade mínima de 18 anos, não possuir nenhum impedimento nos órgãos de proteção a credito, comprovação de renda, que em algumas instituições pode ser composta por até duas pessoas e capacidade de pagamento, as prestações são mensais são fixas e normalmente desconta diretamente na conta corrente do cliente, os prazos de pagamento vão de 12 a 180 meses para pagar e alguns bancos chegam há dar 15 anos como opção de pagamento, esses prazos variam de acordo com a instituição e valor onde o empréstimo foi solicitado, as taxas de juros também variam de acordo com o prazo de liquidação do empréstimo, as taxas costumam ser bem mais baixas que as praticadas em outras linhas de credito. Mas se o cliente necessita de dinheiro rápido, se tem urgência, talvez tenha que optar por outra opção de credito, o processo de empréstimo com Garantia de Imóvelpode levar de 20 a 40 dias, isso porque o processo de avaliação e registro em cartório leva tempo. Importante também é ter em conta que esta linha de credito é indicada a quem tem um trabalho estável e renda fixa, porque deixar de pagar nem pensar, os riscos de se perder o imóvel é real, fica a dica como alerta.