Quando você solicita o empréstimo que agora está pagando seguramente foi porque estava passando por um mau momento financeiro, ou porque necessitava uma quantidade de dinheiro que você não contava em esse momento. Esse empréstimo que estão pagando conta com taxas de juro que deve pagar cada mês, mas que passa si você atualmente conta com o dinheiro necessário para pagar a totalidade do empréstimo? Deve saber que de essa forma vai a obter grandes reduções por realizar uma liquidação antecipada de seu empréstimo, por esse motivo é que se você conta com os recursos necessários para poder realizar isso não deve perder mais tempo. Para poder conhecer um pouco mais sobre esta questão a continuação vamos a ver como calcular a quitação de empréstimo e assim saber quais vai a serem seus benefícios.

A parcela que você paga cada mês conta por um lado a amortização do dinheiro que você solicita, e por outro lado os juros, por isso ao realizar uma quitação antecipada de seu empréstimo, estamos automaticamente obtendo um desconto já que eliminamos a parte dos juros por as parcelas que vão a deixar de existir. Agora calcular isto é algo realmente complicado que muitas pessoas não conhecem já que é necessário utilizar uma formula que se utiliza desde o ano 2007. Em esse ano o Banco Centra de Brasil aprovo a resolução 3.516 aonde lhe dava aos bancos uma vantagem ante a quitação antecipada de empréstimo, lhe permitia cobrar o chamado “taxa de liquidação antecipada”, mas não deve ser a mesma taxa de você liquida seu empréstimo no mês três, ou se liquida seu empréstimo no mês 15, por esse motivo com essa resolução do Banco Central, também se começo a utilizar uma formula para calcular a quitação de empréstimo que vamos a analisar a continuação.

Para saber o desconto que você vai a receber é necessário considerar a taxa média Selic (TMS) que você pode consultar na página do Banco Central de Brasil. A fórmula é simples, você deve à Taxa contratada descontar-lhe a taxa média Selic do mês da contratação, depois lhe suma a taxa média Selic do mês que realiza a liquidação, e essa vai a ser sua taxa de desconto. Para poder entender melhor vamos a ver um simples exemplo.

Vamos acalcular a quitação de empréstimo de um crédito adquiridocom uma taxa anual dos 15% no mês de Abril. Em esse mês, por exemplo, a taxa média Selic foi de 9%, e você realiza a liquidação de seu empréstimo no mês de Júlio que conta com uma taxa média Selic de 5%. Agora vamos a fazer o simples cálculo, 15 – 9 + 5 = 11. Este 11% vai a ser a taxa de desconto que se vai a utilizar para calcular os juros que você não vai a ter que pagar, ou seja, que de esta forma se vai a estar incluindo no desconto que você vai a receber a chamada “taxa por liquidação antecipada” que o Banco Central de Brasil lhe permite a os bancos cobrar-lhe a seus clientes.

De todas as formas existe uma forma mais simples de obter esta informação, já que ingressando na página web oficial do Banco Central, depois na seção de simulação de empréstimos, vai a encontrar distintas calculadoras muito uteis para poder obter este valor e outras ferramentas muito uteis. Unicamente ingressando em simulação para liquidação antecipada, e completando uns simples dados, vai a saber qual é o valor total de desconto que vai a receber.